O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
☺ Por que fazer um referencial?
● Devido à quantidade de currículos existentes foi criado um referencial – uma espécie de base que assegura a qualidade doa currículos.
☺ É uma orientação para as práticas educacionais da educação infantil.
● Não é obrigatório.
●Tem que se adequar à realidade da instituição e dos alunos (enxergar as especificidades cognitivas, afetivas, sociais e emocionais da criança, enxergar a criança e o contexto social no qual ela está inserida).
☺ Está embasado nos princípios de:
● Respeito à dignidade e aos direitos das crianças.
· Direito de brincar (forma de interação).
● Acesso aos bens sócio-culturais.
● Atendimento aos cuidados essenciais.
● Socialização sem discriminação.
☺ O referencial atende ao interesse de creches, pré-escolas e diferentes grupos de formação.
☺ O referencial socializa a produção e apóia o Sistema Público de Políticas e Programas da Educação Infantil. Não é destinado somente aos professores.
☺ Não tem intenção de resolver os problemas educacionais. Busca uma melhoria de qualidade da Educação Infantil.
☺ Contribuição diante das grandes necessidades.
☺ Por que fazer um referencial?
● Devido à quantidade de currículos existentes foi criado um referencial – uma espécie de base que assegura a qualidade doa currículos.
☺ É uma orientação para as práticas educacionais da educação infantil.
● Não é obrigatório.
●Tem que se adequar à realidade da instituição e dos alunos (enxergar as especificidades cognitivas, afetivas, sociais e emocionais da criança, enxergar a criança e o contexto social no qual ela está inserida).
☺ Está embasado nos princípios de:
● Respeito à dignidade e aos direitos das crianças.
· Direito de brincar (forma de interação).
● Acesso aos bens sócio-culturais.
● Atendimento aos cuidados essenciais.
● Socialização sem discriminação.
☺ O referencial atende ao interesse de creches, pré-escolas e diferentes grupos de formação.
☺ O referencial socializa a produção e apóia o Sistema Público de Políticas e Programas da Educação Infantil. Não é destinado somente aos professores.
☺ Não tem intenção de resolver os problemas educacionais. Busca uma melhoria de qualidade da Educação Infantil.
☺ Contribuição diante das grandes necessidades.
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