domingo, 14 de outubro de 2007

Inteligência coletiva

Mais ou menos assim... Chegou um doido (todo gênio é um pouco louco), Pierre Lévy, e inventou a inteligência coletiva. Mas espera, não é bem assim. Vamos começar essa história do princípio, ok?
Na verdade, ele não criou, mas concluiu que era um novo tipo de organização, que denominou "inteligência coletiva". Para ele, o mundo passou por outros três tipos de organização antes: a Terra, os Territórios e o Espaço das Mercadorias.
Então foi assim, a Terra foi o primeiro tipo de organização com três principais características: a linguagem, a técnica e as formas complexas de organização social. Resumindo... Na Terra a identidade é um vículo com o "cosmo" e com os homens, ou seja, a primeira coisa que acontece ao nascermos é receber um nome (um tipo de inscrição).
O Território é o segundo tipo de organização que surge junto com a agricultura, a cidade, o Estado, etc. Não suprime a Terra, mas tenta domestica-lá. Surgem os nossos endereços.
Aí vem o espaço das mercadorias, e as riquezas não são mais de quem possui maior território, mas está nas mãos de quem controla a produção das mercadorias. Quem possui mais mercadorias. Aí surgem os empregos, que é a posição no espaço das mercadorias.
Nome, endereço e emprego. De repente parece que falta alguma coisa. Começa a contrução da inteligência coletiva, que comanda os saberes anteriores, mas não os faz desaparecer.
Inteligência Coletiva: "É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências".
Ou seja, é exatamente o que acontece no nosso ciberespaço. Ninguém sabe tudo, mas todo mundo sabe um pouco de alguma coisa, o que pode ajudar na construção da inteligência. O ciberespaço fica com o objetivo que cuidar para que essa inteligência se construa em tempo real. Na época do conhecimento é preciso ter respeito pela inteligência do outro, nega-la é recusar-lhe uma verdadeira identidade social. Negar é simplesmente fechar os olhos para o desenvolvimento humano, e a influência da inteligência coletiva para esse desenvolvimento.
Bom, pelo que pesquisei, acho que é mais ou menos isso. Mas será discutido melhor amanhã, na sala.

Nenhum comentário: