segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Sobre Psicologia

  • Pré-operatório

Início das representações simbólicas, a criança enxerga o mundo através de suas representações, é normalmente a fase que a criança cria o amigo imaginário. Domínio da linguagem oral. Egocentrismo, quando a criança pensa, e vê o mundo através de si mesma. A diferenciação entre os sexos ocorre nessa fase, onde a criança irá se ligar a outras do mesmo sexo. A criança nesse período é heterônoma, as regras vêm do outro. A criança desenvolve habilidades de manuseio dos objetos.

  • Operatório-concreto

Fase onde a criança já tem noção de reversibilidade, e já possui raciocínio lógico. Nessa fase a criança inicia a sociabilidade, coletividade e liderança. A criança ainda é heterônoma. Em relação ao desenvolvimento motor da criança já tem suas habilidades individuais formadas.

  • A mediação é tudo aquilo que é utilizado para aprendizagem, tudo que foi desenvolvido pela cultura, tanto a cultura material quanto a cultura acumulada entre as gerações, que são transmitidas de uma para outra.

  • Zona de desenvolvimento proximal é a zona de aprendizagem que a pessoa está prestes a possuir o domínio total de algo relacionado a sua cultura, necessitando de uma mediação que pode ser intencional ou não para a aprendizagem e desenvolvimento humano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pq psicologia? E pq esses temas?

Ai ai... Te amo, galega!