segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Dois assuntos em uma postagem

A nova relação com o saber

É fato que a tecnologia está presente em nossas vidas. Afinal, tecnologia existe desde que o homem existe, já que um não vive sem o outro. Mas essa tecnologia está cada vez mais evoluída, abrindo diversas portas para a sociedade. Porém, essas portas abertas, geraram a necessidade de aprendizagem continuada. No mundo digital a aprendizagem continuada está muito perto de nós, disponível para acesso em qualquer computador. Cabe apenas à pessoa "peneirar" o que realmente serve a ela.
Isso não é característica exclusiva do mundo digital. Nós sabemos que isso acontece também no mundo dos livros, a partir do momento em que entramos em uma biblioteca e selecionamos o que nos é realmente importante. A diferença está no fato de que no mundo digital, trabalha-se com informações pontuais, que nos leva apenas ao ponto que queremos, sem nos dar acesso ao todo.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a tecnologia não surgiu para ficar no lugar do homem, mas para libertar o homem de trabalhos de esforço para desenvolver seu intelecto. O fato é que na sociedade capitalista em que vivemos, tira-se o modo de viver do homem e não lhe mostra as outras alternativas, afinal, é muito mais interessante a exclusão social.
Isso me lembra daquela música que ouvimos tanto: "o de cima, sobe. E o de baixo, desce". Afinal, é melhor para a burguesia ficar rica e deixar o "resto" da sociedade marginalizada, do que oportunizar o acesso à informação para todos, criando uma sociedade mais igualitária.


Mudando de assunto...
Imagine que você tem um computador "parado" em casa e não sabe o que fazer com ele. Jogar no lixo? Dar para uma outra pessoa que também não sabe o que fazer? Destruir?
Calma... Tenho uma solução melhor. Por que não reciclar? Isso mesmo, a reciclagem de computadores gera muito benefício para nossa sociedade. Dentre esses benefícios temos alguns principais.
A questão ambiental, afinal, não vamos sujar mais nosso planeta e construir cada vez mais maquinas, sem nem saber o que fazer com elas quando se tornam não utilizáveis.
A questão econômica, onde a reciclagem dessas maquinas se torna muito mais barato do que a construção de novas.
A questão da aprendizagem, em que cada pessoa que participa dessas construções aprendem cada vez mais sobre as maquinas.
Bom... Vou disponibilizar alguns links pra quem se interessar:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/06/26/idgnoticia.2006-06-26.7856048154/
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/06/28/idgnoticia.2006-06-28.3861581395/
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI450700-EI553,00.html
http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/brasil-abriga-de-oficina-internacional-de-reciclagem-de-computadores/
http://portal.softwarelivre.org/news/6435
http://www.city.toyota.aichi.jp/p/ae/ae08/kateigomi/pc_recycle/pc_recycle.html

Espero que ajude nas reflexões.

Nenhum comentário: