segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Inclusão

Vem uma galera e me fala de inclusão. Inclusão... inclusão... inclusão... Aí eu entro na aula de Educação e Tecnologias Contemporâneas e ouço falar de inclusão digital. Mas o que seria incluir digitalmente. Para mim, antes, bastava chegar à máquina para ser incluído. Bastava conhecer o básico. Minha mãe se achava super digital, mas quando eu falar pra ela o que descobri... Vai se decepcionar. Mas enfim, deixando minha mãe de lado. Cheguei a conclusão hoje que incluir digitalmente não é apenas dar um cursinho tecnico de como usar o office. Essa visão tecnicista não cabe mais, aliás não cabe mais em nada na contemporaneidade. Incluir digitalmente é propiciar meios para que essa pessoa tenha acesso a tudo que lhe interessa, e principalmente à comunicação pela rede, para a contrução da inteligência coletiva.

O importante hoje é a coletividade.

2 comentários:

Irmão Epifanio Barbosa Lima, SJ disse...

" O importante hj é a coletividade"... Isso sim é que é frase... Merece e precisa ser colocada em prática...
Fantástica essa sua inferência, Sokolonski... Tudo a ver...
Concordo que nossa última AEC estava mais para AGC - Atividade Gastronômica em Comunidade...rsrsrs
Um cheiro!!!

Carle Teles disse...

Se formos pensar na inclusão digital, com todo esse avanço tecnológico, perceberemos que não estaremos incluídos, já que teremos a todo momento novas versões. Contudo pensar na coletividade é acreditar que existirá outros mecanismos que permitirão comunicações e diálogos de conhecimentos.