quinta-feira, 21 de maio de 2009

Menina Maísa


Não é de hoje que eu não acho graça alguma na menina Maísa. Todos vivem me dizendo o quanto ela é engraçada, bonitinha, fofinha, desbocadinha! Mas eu sempre achei um absurdo usar a imagem da criança da forma que usam. Hoje, e só hoje pois quase não assisto TV, soube que fizeram a criança chorar duas vezes. Aliás, soube que Silvio Santos, junto com a produção de seu programa e sua platéia idiota, fez a menina chorar duas vezes, duas semanas seguidas, num programa exibido em pleno domingo no SBT.

Entrei no Youtube na mesma hora para assistir aos vídeos e conferir com meus próprios olhos, tirar minhas próprias conclusões, afinal, nem sempre podemos confiar na mídia. E me deparei com duas cenas patéticas! Silvio super calmo enquanto a criança chorava copiosamente. Me pareceu um jogo infeliz de marketing.

Não, Silvio, fazer a menina Maísa chorar não é uma forma legal de ganhar mais audiência. Você vai ganhar, de fato, a tão sonhada audiência, afinal de contas, sensacionalismo é o que dá dinheiro nesse país, mas não vai ser justo. Tantas formas melhores de ganhar mais telespectadores, Silvio, e você usa o choro de uma criança inocente. É nojento!

E os pais da criança? Primeiro, permitindo esse tipo de exposição de uma menor de idade, e pior... Criança! Pela idade da menina, é bem provável que ela nem entenda o quanto se aproveitam dela.

Claro que já vimos outros meninos prodígios, outras crianças que estavam sempre na TV. Atores e atrizes mirins, cantores, etc. Mas sempre relações saudáveis, nada como uma Maísa da vida, causando sensacionalismo. Porque é isso que eles querem, ganhar audiência em cima de sensacionalismo, em cima de uma inocente criança.

Não, Silvio, isso não pode ficar assim. Talvez ela não entenda agora, talvez ela não ache nada depois, ache até engraçado como as outras pessoas. Mas tudo o que vai, volta, Silvio. Aqui se faz, aqui se paga! Se não nessa, em outra vida, mas se paga. Melhor abrir os olhos e prestar atenção em como fazemos as coisas, em como utilizamos o que está ao nosso alcance.

Maísa não é mais uma apresentadora mirim. É uma criança da qual está sendo tirado o direito da infância, o direito de viver, em troca de dinheiro e mais dinheiro. Até quando suportaremos coisas como essa? Até quando?


Para quem tiver interesse:


Nenhum comentário: